Boas notícias para aqueles inscritos no Cadastro Único: a partir de janeiro de 2024, terão acesso a um amplo portfolio de benefícios sociais, tanto os já liberados este ano quanto os esperados para o próximo. Se você ainda não consultou o pacote de auxílios à sua disposição, a consulta pode ser feita de forma rápida e fácil através da plataforma online.
O Cadastro Único visa a identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Com o cadastro, o indivíduo ou família se torna “visível” aos olhos do poder público e tem a chance de se beneficiar de vários programas sociais.
A realização do Cadastro Único é o primeiro passo para acessar os benefícios. Importante ressaltar que a inscrição não implica imediatamente em recebimento das ajudas. Cada auxílio tem seus critérios específicos e cabe ao inscrito verificá-los e aqueles que atendem aos requisitos serão beneficiados.
Através desta política é possível fazer parte de programas como:
Programa Bolsa Família;
Benefício de Prestação Continuada (BPC);
Tarifa Social de Energia Elétrica;
Minha Casa, Minha Vida;
Carteira do Idoso;
Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
Telefone Popular;
Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos;
Programas Cisternas;
Água para Todos;
Como verificar acesso aos benefícios do Cadastro Único?
Para os inscritos interessados em descobrir se estão aptos a receber um dos variados benefícios, há a ferramenta online.