A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, informa os principais atendimentos prestados à comunidade Luiseduardense na última semana, entre os dias 22 a 28 de janeiro de 2023.Perturbação do sossegoDiversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante a semana.Cerca de 09 (nove) ocorrências de perturbação do sossego e 2 (duas) apreensões de som foram registradas entre os dias 22 a 28 de janeiro em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, havendo a necessidade de intervenção direta dos agentes da GCM-LEM.
Durante o dia de sábado os agentes se deslocaram até o bairro Mimoso II devido a ocorrência de perturbação do sossego, o denunciante informou ser extremamente dificultoso ouvir o som de sua tv em casa bem como estar afetando seu filho autista, devido ao som estrondoso que vinha do vizinho. Os agentes realizaram a verificação das informações e o recolhimento do som (o encaminharam à Secretaria de Segurança), e por fim advertiram os infratores sobre como evitar a perturbação do sossego.Ao sábado, por volta das 21hrs a guarda municipal recebeu uma denuncia de som alto, perturbando a todos os vizinhos da região. No local da denúncia havia um grupo de pessoas e ao serem abordados alegaram que na vizinhança sempre havia som alto, os GCM ‘s instruíram que quando isso ocorresse deveriam ligar para o centro de atendimento da guarda. O som por estar com o volume elevado foi recolhido e encaminhado a Secretaria de Segurança para retirada.GCM presta apoio a SAMUAo decorrer da semana a Central da GCM foi solicitada para auxiliar SAMU por 02 (duas) vezes. Diante do exposto a GCM foi ao local prestar apoio à equipe de saúde conforme solicitado, encaminhado as vítimas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Durante o apoio, a vítima que estava sendo socorrida tornou-se agressiva e ao ser contida pela guarnição (a pedido do médico) foi atingido no rosto. Após sua alta foi encaminhado ao DISEP devido a desacato ao funcionário público durante o serviço.
GCM atende denúncia de direção perigosa em via públicaDurante a realização de rondas na Cidade do Automóvel os agentes se depararam com um indivíduo realizando manobras perigosas em uma moto, a mesma não possuía a placa. Ao ser abordado logo se mostrou avesso a situação, foi necessário então a solicitação da SUTRANS para recolher o veículo e o homem foi levado ao DISEP.GCMs atendem a chamado do Botão do Pânico Durante o domingo (28/01), através do Botão do Pânico receberam uma denúncia no qual a vítima dizia que seu ex-companheiro estaria em frente a sua residência sob porte de arma branca proferindo insultos a mesma. Ao chegarem no local o agressor já havia deixado a residência, foi necessário a vítima expor as características do homem e junto a isso realizaram rondas naquele bairro e em outros próximos com a finalidade de encontrá-lo. As buscas foram fortuitas e ao encontrarem o indivíduo, acharam além da arma branca (utilizada para ameaçar a vítima), quatro recipientes contendo chumbo. Encaminharam o agressor e todos os demais objetos ao DISEP, bem como a vítima para que todas as medidas cabíveis fossem tomadas.
A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 9 9701 4560.